IRINA-TEASE


Quarto com suíte do casal Irina e Almir. Eles tem mais de 30 anos de casamento. Ele é engenheiro – não se aposentou, mesmo tendo idade para isso. Irina, por outro lado, se aposentou. Era professora, gostava de lecionar, mas achou que era hora de parar. Decidiu abrir seu mundo para outras atividades. Pinta, escreve, faz hidroginástica, pilates e, ultimamente, tem aulas com uma sensual coach.  
Irina está dentro do banheiro.  Irina se apronta: ela fará um strip-tease para o marido. Porta um robe de seda, debaixo dele, uma lingerie sexy: um espartilho com cinta liga e calcinha fio-dental. Todo seu corpo sustentando por um salto alto 15 cm.
A porta do banheiro encontra-se entreaberta. Um barulho vindo da sala. Irina fecha a porta e dá os últimos retoques antes de se apresentar.


IRINA para o chão. Depois de fechar as portas da casa ele põe as chaves em cima da mesa de centro. Vai até a geladeira. Abre. Pega um litro d’água. Vai até a bancada da cozinha. Toma um comprimido de losartana potássica 50 mg, um suplemento vitamínico, outro suplemento de mineral: zinco, cálcio e magnésio. Põe o copo na pia. Põe de volta o litro na geladeira e ...  

Almir entra. Usa um pijama velho, rasgado em algumas partes.

ALMIR. Irina, ainda está aí?

IRINA para a porta. Hoje ... De hoje não passa...

ALMIR. Irina?

IRINA para a porta. Essas aulas tem de servir para alguma coisa ... A cadeira ... A lingerie ... Cabelo preso para depois soltar ... Salto alto ... Permanecer na ponta do pé para perna ficar mais torneada ...    

ALMIR, batendo na porta. Irina? ...

IRINA. Espera só um minutinho!

ALMIR. Não, eu não quero entrar não. É que a gente te chama e tu não responde...

IRINA para o espelho. O que falta ainda? Respira, Irina. É agora ...

ALMIR. Irina?

IRINA. O que é?

ALMIR. Responde mulher!

IRINA. Já respondi!

ALMIR. O que tu tem? ...

IRINA para si. Será que ele vai gostar? Será que ... Tem algo diferente... Estou esquecendo alguma coisa? ...

ALMIR. O que disse?

IRINA. Nada! Nada!

ALMIR para o público. A mulher anda falando sozinha...

IRINA. Almir?

ALMIR. Oi!

IRINA. Com quem fala?

ALMIR. Com ninguém!

IRINA. Bem, eu tenho algo para ti... (com uma voz mais sensual) Eu tenho algo para ti ...

ALMIR. Está doente?

IRINA. Estou assanhada ...

ALMIR. Se já vais dormir não tem problema!

Irina para no meio da intenção.

ALMIR para o público. Eu não entendo essa coisa que mulher tem com cabelo. O que Irina já gasta com isso... Dá uma parcela de um carro só de cabelo.

Almir liga a TV e se deita na cama.

IRINA para as paredes. O que ele vai dizer? Como vou explicar? Que agora estou tendo aulas com uma profissional do sexo, quer dizer: com uma profissional do ramo do sexo; quer dizer: uma profissional do rumo do sexo? Qual é mesmo a profissão de Regina? Que importa! Lá está ele, na cama. Assiste TV. Canal de esportes. Vê por ver. Às vezes dorme vendo um atleta correr até não sobrar mais fôlego. Eu desligo porque tudo isso me deixa tensa... Ele não. É como se tanta gente se contorcendo, fazendo força, gritando, se rasgando; fosse relaxante. (Abre a porta devagar e espia por uma brecha) Olhem lá, lá está ele. E com o mesmo pijama. Todo rasgado. Já comprei um novo, novinho, mas ele prefere esse todo molambento. Homem sem jeito. Sempre foi o mesmo. Ultimamente tem sido mais o mesmo do que nunca.

ALMIR. Irina?

Irina fecha porta, rápido e silenciosamente. Entra dentro da concha, medrosa, ensimesmada, encolhida.

ALMIR. Já estou preocupado com tanta demora. Isso não é normal, Irina. Vamos, sai daí ou me diz o que está acontecendo.

IRINA, num rompante. Só saio daqui se trocares de roupa!

ALMIR. ?!

IRINA. Sim, ou trocas de roupa ou nunca mais apareço!

ALMIR. Agora fiquei sem entender...

IRINA. Ou troca esse pijama rasgado ou não saio daqui!

ALMIR. Que história é essa, Irina?

IRINA. Falo sério. Ou trocas esse pijama sujo, esburacado, ou eu me desapareço. Ligo o chuveiro elétrico, ponho na temperatura mais quente e vou me embora com o vapor, me esfumo, me esfumaço!

ALMIR. Se virares vapor riscas de vazar pela fresta da porta e voltar para cá...

Irina liga o chuveiro. A água cai em alto volume.
ALMIR. Tá!

IRINA. O quê?

ALMIR. Eu disse “tá”!

IRINA. Vais ....

ALMIR. Vou trocar esse pijama. É tempo mesmo.

Almir tira o pijama.

IRINA para o chuveiro. Será que ele vai mesmo tirar o ...

ALMIR. Pronto: tirei. Agora, por favor, sai daí.

IRINA. Eh ... É ... Um instante...

Irina tira o roupão. Se arruma no espelho. Prende o cabelo. A alça do sutiã cai, ela repõe. A cinta-liga desprende. Ela tenta prender. Sem querer, vê no espelho a etiqueta do espartilho. Tenta tirar. Se atrapalha com o salto alto. Tira o salto. Senta no vaso sanitário, tentando tirar etiqueta que não sai.

ALMIR. Onde está aquele pijama que tu me deu?

IRINA. Não, não, não: me espera!

ALMIR. O pijama novo... Diz... Sabe que eu não sei achar essas coisas... Elas somem assim, do nada...

O vapor de água quente toma conta do banheiro. Irina está descabelada, desarrumada.

IRINA. Espera!!

Irina tira toda a lingerie rapidamente, quebrando, inclusive, alguns os fechos do sutiã e do espartilho.

ALMIR. Achei! Não precisa mais não!

Irina, nua, abre a porta do banheiro. Almir, nu, vira-se para ela.
Sem pegar o pijama novo, ele fecha a porta do guarda-roupa e vai ao encontro da esposa.  
A luz cai
O pano cai
Os lençóis franzem.


Igor Nascimento

05/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário