Oficinas



LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA





APRESENTAÇÃO EM UM ATO

- O que não é a oficina?

Aula sobre história da dramaturgia, estudo do texto de um autor em especial, análise da estrutura do texto dramático e sua diferenciação dos demais gêneros – tudo isso será abordado, mas com um fim objetivo: compor um texto autoral, ter as ferramentas para fazê-lo e para entendê-lo..

- O que a oficina poderia ser?

Um estudo aprofundado de várias técnicas de escrita, incluindo textos em prosa e em versos. Montagem do material produzido opondo, contrapondo e juntando o texto escrito à encenação. Um curso de 120h. 

- O que é, finalmente?

Técnicas de dramaturgia aprendidas a partir de exercícios de improvisação, jogos teatrais, ritmo e tempo, topografia do texto dramático e composição de texto com elementos não textuais (som, luz, imagem e artigos de jornais).

- A quem interessa?

Aos curiosos de maneira específica, aos atores que querem aprimorar suas técnicas de atuação compreendendo a dinâmica do texto no jogo teatral, aos escritores que querem escrever textos dramáticos, aos dramaturgos iniciantes e experientes interessados em troca de experiências, aos estudantes do ensino médio ou universitários,aos curiosos de maneira geral.


 

SINOPSE


O enfoque desta oficina é a técnica. Assim como o ator, o dramaturgo deve treinar seu subconsciente criativo e apreender maneiras de se expressar através de seus recursos técnicos. O que propomos é a abordagem do texto dramático em seu nível molecular, ou seja: o jogo de forças que surge do conflito, a ação vinculada ao texto, as imagens que surgem dos discursos e o ritmo-tempo das falas. Usaremos como suporte hipertextos, técnicas usadas pelo ator na produção da ação, conceitos da música e audiovisual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário