APATIA IMOBILIÁRIA DE SÃO LUIS


            Ao voltar para casa, antes, via gente na rua. Teria a televisão socado as pessoas para dentro de casa? Talvez ela as tenha salvado: pelos ecrãs é possível não só se contentar com as paredes, como vislumbrar outro mundo. A mídia nos prende assim: amarrando-nos. Mas ainda pergunto: onde estão as pessoas?
Olhando por alto, São Luís parece ter se tornado uma cidade fantasmagórica... Dos asfaltos esburacados, exala um miasma: feridas do descaso... Por onde o tempo e os carros devem acelerar, instala-se a lentidão coagulada. Nas rotatórias vemos as juntas das avenidas com artrose já avançada. Tudo bloqueado. Tudo. Bizarro quadro é esse que congela as pessoas na janela dos veículos. Parece que um apartamento foi derramado no chão e lá estão as pessoas: cada qual em seu pedaço móvel de terra. Eis a nova cidade, maquiada travestidamente de urbana.
            A explicação talvez esteja nessa nova arquitetura que desenha a vila. Prédios sem muitos desenhos. Traços retos e estáticos. São empresariais ou habitacionais. Seu significado não vai muito além de suas funções. São nomes exuberantes que evocam a Itália ou França, que evocam a brisa do mar, os jardins do Éden; mas lançando um olhar mais crítico, tudo parece mais um grande embuste do marketing do que um propósito estético que queira se comunicar com nossos espíritos. Ainda assim, nesses batismos chinfrins existe uma ideia subliminar: transportar o cidadão para outro lugar, fazendo com que ele esqueça o lado de fora, gozando de um conforto hermético, interno, particular.
            Mesmo nos bairros ditos “chiques”, vemos enormes construções sendo erguidas, mas as ruas, as calçadas de tais edificações parecem ser ignoradas. Não se caminha do lado de fora desses empreendimentos. Não há arvores. Às vezes, mal a iluminação pública. Saindo das calçadas quebradas, as ruas não permitem o trânsito nem dos carros, quem dirá dos pedestres. O que parece circular livremente é o crime que se aproveita dessa topografia desleixada: grande matagal urbano do qual nós somos presas descamufladas. Nossas opções: enfurnar-nos e sermos enfurnados.
            O Dentro empurra o Fora e vice e versa. Eles agem em antagonismo. Excluem-se. Ignoram-se. O processo que se dá com as calçadas, se dá também com os serviços públicos. Quem tem condição de pagar um plano de saúde, pouco se importa com o descaso do SUS ou, pelo menos, não fará coro para ir protestar – não é mais o seu problema. Quem põe seus filhos em escolas particulares não se porá a protestar pela escola pública. Safa-se da guilhotina pública aquele que tem dinheiro. Mesmo os políticos compartilham desse conceito, pois não utilizam o serviço que eles mesmos oferecem. Mas o que acontece com as ruas bloqueadas, com as calçadas descalcificadas, acontece também com este “separar-se” do público. Primeiramente, paga-se duas vezes pelo mesmo serviço: o imposto para o governo e a mensalidade para o privado. Segundo, o problema volta, pois um ciclo é formado: a educação em crise gera um edema de crises (a criminalidade, com certeza, está com as raízes ali) e quando aquilo espoca, amigo, é pus para todo lado. O Dentro que exclui o Fora vive nessa inércia inflamatória. Vive-se num mundinho, enquanto tudo está ao avesso. Isso parece a estranha relação daqueles prédios e as calçadas do Renascença...
            Em silêncio, portanto, a nova arquitetura solta essa frase: “o problema não é meu”. Ela vem como mantra esfumaçado e entra no inconsciente coletivo. As linhas retas de perfeito esquadro dos prédios em contraste com as calçadas esmigalhadas dizem ao mesmo tempo: “entre aqui e saia daqui”. Mas como? Elas respondem “ou dentro ou fora”. Na ausência de uma resposta de minha parte e esticado por duas construções que se excluem, fico apático. O que emana destas linhas de concreto e destes buracos molda o ludovicense com uma passividade caótica. No Centro Histórico este efeito separatista, que o marketing chama ironicamente de “exclusividade”, chega a ser mórbido. Casarões abandonados emanando merda e parindo adictos...  Ali, a história sai e nos assombra, produzindo pesadelos dos quais não nos damos conta... Enquanto isso, nas ruas, somente a ausência perambula e bate em nossas portas fechadas a lacres de trinco. Ela ri na nossa cara e diz, cinicamente: “você pertence a tudo isso aqui, você É tudo isso aqui...”
 Enquanto não preenchermos este espaço desocupado pelos nossos espíritos tolhidos, qualquer nada vai parar a cidade, qualquer nada nos meterá medo, qualquer Nada ocupará um lugar nos órgãos públicos.   

Igor Nascimento
06/06/2014
  


8 comentários:

  1. Já vinha com umas 5 pedras na mãos pra te xingar por causa do título, mas teu texto é lúcido (e tristemente bonito). A especulação imobiliária em Slz chegou dentro de uma cápsula - enquanto a cidade desmorona sem um pingo de infraestrutura, a pessoa se muda para o Éden - e como todo método instantâneo é temporário, pois o tal "conforto hermético" precisa ser quebrado pra viver, em algum momento a pessoa tem que botar o pé na merda. Diversas cidades têm passado por isso, em Fortaleza, por exemplo, o prefeito mandou cortar milhares de árvores. Na ilha parece mais horrível pq é como se a tivesse pulado uma etapa, a gente saiu de pequena cidade aconchegante para uma pequena cidade só com os problemas de cidade grande.

    Voltando ao título, me preocupa o teor de que o ruim do Maranhão é o maranhense - o que teu texto mostra é o contrário. Arrisco até dizer que nem combina! Rs.

    Saudade das conversas intermináveis de cerveja. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu acredita que sonhei com esse titulo? Vou mudar. Sera Apatia Imobiliaria. Obrigado por seu comentario! Vindo em sao luis me liga viu

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, em outro momento li um texto do Carlos Lula que escreveu sobre a expectativa criada em torno de uma franquia do Habib's que estava prestes a abrir, ele faz uma comparação que enquanto inagura-se fast food por São Luis livrarias se fecham, "crescimento não é desenvolvimento, São Luis cresce, mas não se desenvolve."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layna! O mesmo aconteceu com a inauguração do shopping da Rio Anil! Que episódio!

      Excluir
  4. Tenho pensado bastante sobre o quanto somos tomados pelo discurso de uma privacidade, bem inconsistente, enquanto abandonamos os espaços públicos que são tão importantes qnt o exercício da privacidade. De fato, as pessoas não sabem o q fazer com um modo de vida q se tornou tão complexo e individual, não é à toa que os espíritos adoecem tanto hj. Abç em ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina! Que bom te ver aqui! Jung fala dessa tendência "compartimentalista", que cria um departamento que isola para cada acontecimento, fase, ou coisa da vida. Compartimenta-se tanto que nosso eu também é isolado, a alma é só uma gavetinha do corpo. A complexidade faz nossa consciência ser mais simplista em relação aos grandes temas da vida. Daí a alienação que Só Dionísio para tornar a misturar tudo de novo

      Excluir